Normas para submissão de artigos REVIPSI – Revista Interativa Psicossocial da Interação: PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


Corpo editorial: Carla Carolina Nova – UFRB; Cristina d’Ávila – UFBA; Lorena Oliveira – UFBA; Luiz Nova – UFRB; Marilete Cardoso – UESB; Mônica Dantas – UFRB; Sandra Popoff – UFBA; Suiane Queiroz – UFRB; Thais Matos – UNIJORGE; Tiago dos Santos – UEFS


Apresentação

Aos interessados em colaborar com este periódico enviando contribuições, esclarecemos que a REVIPSI surge em 2008, a partir dos desejos da equipe técnica, do corpo editorial e dos pacientes da Interação – Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia Ltda em publicar produções que tratassem sobre intervenção terapêutica e seus efeitos sob forma de artigos, contos, poesias, músicas e outras criações, construídas por terapeutas e pacientes.

Com o objetivo de aprimorar o “fazer psi” e seus resultados, a REVIPSI pretende ser um instrumento de conteúdo técnico-científico a fim de divulgar, difundir e incentivar ações efetivas de intervenção terapêutica integrada e eficaz. Pretende mostrar o quê e como terapeutas e pacientes pensam, sentem e agem diante do manejo da relação terapêutica. Foi assim desenvolvida, no período de 2008 a 2013.

Em 2020, ano em que foi retomada, inaugura a versão online, praticando, em conjunto com a editora INTERAÇÃO, a política de acesso aberto que disponibiliza gratuitamente, a qualquer pessoa, os resultados de pesquisas científicas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de estar em processo de licenciamento na CC BY, permitindo, assim, a disseminação e uso dos materiais licenciados, desde que lhe atribuam o devido crédito pelos artigos originais. A REVIPSI encontra-se indexada em importantes bases de dados, tais como: Diadorim, Abec Brasil, Sumários.org, Latindex, Google Acadêmico e Doaj (em processo de avaliação). Mais ainda, os autores estão inscritos no ID ORCID, e os artigos científicos recebem a codificação DOI. Ressurge, então, com dois novos propósitos: 1) publicar artigos de pesquisas sobre PICS; de acordo com a Resolução nº 466/2012 que rege as pesquisas com seres humanos (BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, 2012). 2) Servir de suporte/apoio para dois Projetos: 2.1.  Ambulatório Itinerante e ações voluntárias de PICS (CARNEIRO; CARIBÉ, 2020) e 2.2. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS, chamamento público do SUS - SMS, protocolo CM - 113/2020, Projeto aprovado pela Plataforma Brasil sob parecer ético N° 5.653.654 (CARNEIRO, 2022). Visando a expansão, a REVIPSI em 2022, estabelece parceria acadêmica com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Firma, também, parceria com a Escola de Enfermagem-UFBA-CUIDADOTECA, atividade curricular focada em PICS, a partir do corrente ano, sob Coordenação da Profª Drª Teresa Mariotti.

 

Instruções aos autores para submissão de artigos:

1. Serão aceitos somente artigos de pesquisas que versem sobre as 29 PICS instituídas oficialmente pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006, 2014, 2017, 2018), para publicação em português. Os textos devem ser enviados com as devidas revisões, incluindo a gramatical e a ortográfica, de acordo com a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa (2009).

2. O(s) autor(es)/ pesquisadores estará(ão) cedendo os direitos autorais à revista, sem quaisquer ônus para a REVIPSI.

3. A extensão dos trabalhos deverá ser de 15 a 25 páginas, preferencialmente até 20, incluindo, título (português e inglês) nome e ORCID dos autores, afiliação institucional, Cidade, Estado e País onde reside, e-mail para contato; resumo e palavras-chave (português e inglês), contribuição(ões) do(s) autor(es), financiamento/declaração de ausência de conflitos de interesse, datas de recepção/reapresentação/aprovação do manuscrito e referências. A REVIPSI terá no máximo 150 (cento e cinquenta) páginas, em cada edição. Essa quantidade de páginas não deverá, em nenhuma hipótese, ser ultrapassada (Vide site com edições atuais e anteriores da REVIPSI).

4. A construção dos resumos e palavras-chave deverá ser feita em Português/ inglês, em um só parágrafo (LUBISCO, N.; VIEIRA, S., 2019; SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; FLÓRIA-SANTOS, M., 2006, ADAPTADO POR CARNEIRO, 2020). Definição: O resumo é uma breve síntese do artigo. Trata-se de uma apresentação concisa dos pontos relevantes do estudo.

5. Os artigos devem ser originais e enviados para o e-mail de clinicaintteracao@gmail.com, que é a editora responsável, a fim de que sejam encaminhados para pares de especialistas na área, que farão a avaliação crítica dos manuscritos submetidos à revista. Escrever no assunto da mensagem: “ARTIGO REVIPSI + título do artigo”.

6. Os autores/pesquisadores são os únicos responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações e dados apresentados. Devem, então, assumir postura de integridade, ou seja, sustentar a responsabilidade pela confiabilidade de suas pesquisas.

7. A edição da REVIPSI é semestral, sendo, portanto, necessário enviar os artigos nos seguintes prazos limites:

- Para publicação na 1ª edição do ano, que ocorrerá em junho, os trabalhos devem ser enviados até 20 de abril, impreterivelmente.

- Para publicação na 2ª edição do ano, que ocorrerá em dezembro, os trabalhos deverão ser enviados até 20 de outubro, impreterivelmente.

Obs: Os artigos que forem enviados antes dos prazos limites terão prioridade para avaliação e, consequentemente, possível publicação, caso sejam aprovados.

8. Formatação do corpo do texto:

- Fonte utilizada: Arial, tamanho 12 (justificativa: letra maior e melhor para ler);

- Para todas as produções: espaçamento de 1,5 cm entre linhas e entre parágrafos;

- Margem de 3,0 cm para a esquerda; 2,0 cm para direita e 3,0 cm superior/inferior.

9. A organização dos trabalhos deverá respeitar a sequência abaixo:

- Título do artigo em português, em negrito, e inglês, sem negrito, fonte 10 ou 11, alinhado à esquerda, não ultrapassando a 20 palavras;

- Autor(es) por ordem alfabética, em negrito, com nome e um sobrenome, de citação em artigos, alinhados à esquerda, fonte 9;

- ORCID dos autores: registrados logo após os nomes dos autores, fonte 9;

- Universidade de origem ou afiliação institucional, Cidade, Estado e País onde reside: dados registrados à direita, fonte 9;

- RESUMO (de 100 até 250 palavras) e até 6 palavras-chave, em português e inglês, para inserção antes do corpo do artigo, em formato estruturado, ou seja, as informações são organizadas e apresentadas em seções e identificadas por divisões no texto, em negrito. Fazem parte os componentes-chave, que devem estar em negrito: Introdução, Objetivo geral, Método, Resultados e Conclusão da pesquisa, além de 3 a 6 Palavras-chave.

- Os padrões para os textos dos RESUMOS/ABSTRACTS: Fonte Arial tamanho 9. Título alinhado à esquerda, em caixa alta e negrito. Textos e palavras-chave/keywords justificados(as), com 1,0 cm entre linhas e devem estar em uma tabela, sem bordas, lado a lado (Vide site com edições atuais e anteriores da REVIPSI).

- Texto completo: 1 INTRODUÇÃO, contendo questão de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos no final do último parágrafo; 2 MÉTODO; 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO; e 4 CONCLUSÃO (Vide site com edições atuais e anteriores da REVIPSI).

- Contribuição(ões) do(s) autor(es): especificar as participações dos (as) autores (as) quanto às produções referentes a: introdução, método, resultados/discussão, conclusão e revisão crítica final do artigo.

- Financiamento/Declaração de ausência de conflitos de interesse: Os autores devem especificar se houve financiamento para as pesquisas e declarar a não existência de conflitos de interesse.

- Datas de recepção, possível reapresentação e aprovação: Os autores devem informar a data de envio, reapresentação (se for o caso) e aprovação dos seus artigos.

- REFERÊNCIAS (só as citadas no texto, modelo ABNT atual, 2023).

10. Para todas as produções que versem sobre as PICS, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir modelos das Resoluções 466/2012 e 510/2016, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre pesquisas/experiências com seres humanos, demonstrando princípios éticos, sinalizando, no estudo, riscos previstos, benefícios esperados e fazendo menção ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que deverá ser assinado pelos participantes, autorizando o uso dos dados, desde que sejam preservados o anonimato e o sigilo ético.

11. Normas para referências (orientação: seguir padrão proposto por LUBISCO, N. M. L. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses/Nídia M. L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira – 6. Ed. Rev. E ampl. – Salvador: EDUFBA, 2019 – 158 p.; il.).

Formatação das referências: Fonte Arial, tamanho 11. Espaçamento: 1,0 cm entre linhas, com “Adicionar espaço depois de parágrafo”. Alinhamento: justificado.

7 Citações no texto: A REVIPSI só aceita citações diretas no texto (até 03 ou com mais de 03 linhas).

7.1 Citação direta, no texto de até 3 linhas: devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

EXEMPLO 1: Barbour (1971, p. 35) descreve: “o estudo da morfologia dos terrenos”.

EXEMPLO 2: “A representação autobiográfica da infância oscila entre a idade do ouro e o inferno” (Larreta; Giucci, 2007, p. 17).

7.1.1 Citação direta, com mais de 3 linhas: deve ser destacada com recuo padronizado em relação à margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, em espaço simples e sem aspas. Recomenda-se o recuo de 4 cm.

EXEMPLO 1:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (Nichols, 1993, p. 181).

EXEMPLO 2

A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função das diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes pesquisadores, opções estas que recortam realidade, detendo-se em aspectos específicos (Freitas, 2012, p. 37).

Ao citar as fontes no texto, dentro dos parênteses, não se usa mais caixa alta (maiúsculas).

EXEMPLO:

ANTES: A produção de conhecimento após a Segunda Guerra Mundial foi ampliada de forma nunca vista na história (ARAÚJO, 2020).

AGORA: A produção de conhecimento após a Segunda Guerra Mundial foi ampliada de forma nunca vista na história (Araújo, 2020).

Sobre as Referências

Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome (s). Título em negrito. Local: Editora, ano.

Capítulos de livros: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título do Capítulo. In: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES) DO LIVRO, Nome(s) (org). Título em negrito. Local: Editora, ano.

Artigos: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título do Artigo. In:

Título do Periódico em negrito. Local, número, volume, mês/ano, páginas.

Tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia de especialização:

SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título. Local: Instituição. (tese, dissertação ou monografia em negrito), ano.

Outras publicações: AUTOR(ES) ou INSTITUIÇÃO. Título. (relatórios, ensaios, projetos, etc. em negrito). Local: órgão institucional responsável pela publicação, ano.

12. O envio das produções para submissão implica em plena aceitação do que está aqui apresentado nestas normas para submissão de artigos.

13. Qualquer dúvida e/ou dificuldade manter contato com a Editora REVIPSI: clinicaintteracao@gmail.com

Site: https://www.clinicainterativa.com/revipsi-on-line

Instagram: @clinicainterativa

WhatsApp: (71) 9 9962-4461

 

Atenciosamente,

Editora REVIPSI

Normas ajustadas em 23 de fevereiro de 2024


A REVIPSI está indexada: 
As pesquisadoras estão inscritas no: