Edição atual

REVIPSI Vol.5, Nº 9 (2022)

https://doi.org/10.52990/revipsi.v5.n9


APRESENTAÇÃO


Joanna Carneiro – Editora responsável da Revista Interativa Psicossocial da Interação – REVIPSI


A REVIPSI surge em 2008, a partir dos desejos em publicar produções sobre intervenção terapêutica e seus efeitos sob forma de artigos, contos, poesias, músicas e outras criações, construídas por terapeutas e pacientes.

Esta publicação técnico-científica passou, portanto, a divulgar e incentivar acões efetivas de intervenção terapêutica integrada e eficaz. Buscou, então, mostrar o quê e como terapeutas e pacientes pensam, sentem e agem diante do manejo do vínculo terapêutico.

Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, a REVIPSI retoma suas publicações, tendo como objetivo produzir artigos científicos, frutos de um curso formativo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Mental, com parceria entre INTERAÇÃO e SUS, em 4 grandes eixos: 1) Teórico-Prático; 2) Assistência à equipe; 3) Assistência aos usuários-Voluntariado; e 4) Pesquisa e Supervisão.

Os 3 artigos contidos nesta 9º edição, em 2022, versam sobre Ações Voluntárias de PICS, Utilização de PICS no manejo do estresse em tempos pandêmicos e Implantação, Implementação e Monitoramento das PICS, trabalhos estes que realçam a importância do cuidado vitalista, focando na promoção da Saúde Mental e bem-estar.

Ao completar 25 anos de existência, a Clínica Interação, mediante esta edição especial da REVIPSI, registra, em um recorte histórico, documentos e imagens significativas dos momentos cruciais do seu percurso assistencial e de investimento formativo na área de Saúde Mental em conexão com as PICS.

Artigos

RESPONSABILIDADE SOCIAL: ações voluntárias de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na INTERAÇÃO-SUS

Ângela Torres, Camila Caribé, Clarissa Diniz, Joanna Carneiro e Veônica Pestana

A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NO MANEJO DO ESTRESSE EM TEMPOS PANDÊMICOS

Alisson Rocha, Betânia Lima, Clarissa Diniz, Joanna Carneiro, Magali Amaral, Milene Sena, Rafaele Barbosa, Verônica Pestana.

IMPLANTAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE MENTAL NA INTERAÇÃO-SUS

Joanna Carneiro et. al.

A REVIPSI está indexada:
As pesquisadoras estão inscritas no: