Edição atual

REVIPSI Vol.3, Nº 5 (2020)




Lançamento/ Publicada em: 12.12.2020

Vol. 03 n.5 Revista Interativa Psicossocial da Interação (2020): Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS


PREFÁCIO


Joanna Carneiro e Camila Caribé- Editoras responsáveis REVIPSI


A REVIPSI surge, inicialmente, em 2008, a partir dos desejos da equipe técnica, do corpo editorial e dos pacientes da Interação, em publicar produções que tratassem sobre intervenção terapêutica e seus efeitos sob forma de artigos, contos, poesias, músicas e outras criações, construídas por terapeutas e pacientes.

Com o objetivo de aprimorar o "fazer psi" e seus resultados, a REVIPSI pretendia ser um instrumento de conteúdo técnico-científico a fim de divulgar, difundir e incentivar ações efetivas de intervenção terapêutica integrada e eficaz. Buscava mostrar o quê e como terapeutas e pacientes pensam, sentem e agem diante do manejo do vínculo terapêutico.

Nessa retomada, no ano de 2020, a REVIPSI prossegue suas publicações com o foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), definidas (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018) como práticas de saúde, baseadas no modelo de atenção humanizada e centradas na integralidade do indivíduo, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora e sensível.

Os artigos contidos nesta edição versam sobre algumas recomendações fundamentais aos terapeutas, da Psicanálise à PIC Bioenergética; PICS em trabalhos aprovados em Congresso; PICS no tratamento da dor na pessoa com Doença Falciforme; Reflexoterapia Podal em Ambulatório Itinerante; Grupo de Movimento e Automassagem/Massagem, em contexto pandêmico; Danças Circulares e um estudo das emoções.

Artigos

Uma revisão sistemática da literatura acerca das recomendações fundamentais aos terapeutas: da Psicanálise à PIC Bioenergética

Joanna Carneiro e Camila Caribé

Análise da distribuição de trabalhos aprovados em congresso de PICS

Joanna Carneiro e Camila Caribé

PICS no tratamento da dor na pessoa com doença falciforme: uma revisão narrativa

Elza Margarete Almeida, Aicil Franco, Joanna Carneiro e Camila Caribé

Reflexoterapia podal em um ambulatório itinerante de PICS: relato de experiência

Virgínia Santana, Joanna Carneiro e Camila Caribé

Grupo de movimento durante a pandemia da COVID-19 na Interação- SUS: aperepções de terapeutas em PICS e usuárias

Ana do Vale et. al.

Automassagem/ Massagem e redução da ansiedade em contexto pandêmico: protocolos om estudantes, usuários, servidores do SUS e voluntários


Yêda Brito et. al.

As danças circulares como PICS e o estudo das emoções de doutorandas em educação

Joanna Carneiro, Cristina D´Ávila e Camila Caribé

A REVIPSI está indexada:
As pesquisadoras estão inscritas no: