Apresentação
Joanna Carneiro – Editora responsável da Revista Interativa Psicossocial da Interação – REVIPSI
A REVIPSI surge em 2008, a partir dos desejos em publicar produções sobre intervenção terapêutica em Saúde Mental, e seus efeitos sob forma de artigos, contos, poesias, músicas e outras criações, construídas por terapeutas e pacientes.
Esta publicação técnico-científica passou, portanto, a divulgar e incentivar acões efetivas de intervenção terapêutica integrada e eficaz. Buscou, então, mostrar o quê e como terapeutas e pacientes pensam, sentem e agem diante do manejo do vínculo terapêutico.
A REVIPSI, neste ano de 2024, prossegue com a política de acesso aberto que disponibiliza gratuitamente, a qualquer pessoa, os resultados de pesquisas científicas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Encontra-se configurada dentro de um modelo compatível com importantes bases de dados, tais como: Diadorim, Abec Brasil, Sumários.org, Latindex, Google Acadêmico e Doaj (em processo de avaliação). Permanece em parcerias acadêmicas com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como, também, com a Escola de Enfermagem-UFBA-CUIDADOTECA, atividade curricular em comunidade e sociedade (ACCS) focada em PICS, sob Coordenação da Profª Drª Teresa Mariotti, espaço esse identificado como um celeiro para o desenvolvimento de intervenções potentes em PICS.
Os 4 artigos contidos nesta 12° edição, em 2024, versam sobre Pesquisa com Terapeutas de PICS na UFBA, Danças Circulares: emoções relatadas por estudantes universitários (as) e usuários (as) do SUS, Sensações advindas da Prática de Reflexoterapia Podal: relato de experiência em uma atividade extensionista na UFBA e Lazer na praia do Porto da Barra como uma PICS: um estudo propositivo, trabalhos estes que realçam a importância do cuidado vitalista, focando na promoção da Saúde Mental e bem-estar.