NORMAS PRELIMINARES PARA PUBLICAÇÃO

Como colaborar com a REVIPSI – Revista Interativa Psicossocial da Interação: PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Corpo editorial: Carla Carolina Nova – UFRB; Luiz Nova – IHAC/UFBA; Marilete Cardoso – UESB; Mônica Dantas – UFRB; Sandra Popoff – UFBA; Suiane Queiroz – UFRB; Tiago dos Santos – CAPS Ilhéus-Bahia


Apresentação

Aos interessados em colaborar com este periódico enviando contribuições, esclarecemos que a REVIPSI surge em 2008, a partir dos desejos da equipe técnica, do corpo editorial e dos pacientes da Interação – Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia Ltda. em publicar produções que tratassem sobre intervenção terapêutica e seus efeitos sob forma de artigos, contos, poesias, músicas e outras criações, construídas por terapeutas e pacientes.

Com o objetivo de aprimorar o “fazer psi” e seus resultados, a REVIPSI pretende ser um instrumento de conteúdo técnico-científico a fim de divulgar, difundir e incentivar ações efetivas de intervenção terapêutica integrada e eficaz. Pretende mostrar o quê e como terapeutas e pacientes pensam, sentem e agem diante do manejo da relação terapêutica. Foi assim desenvolvida, no período de 2008 a 2013.

Em 2020, ano em que foi retomada, inaugura a versão online, praticando, em conjunto com a editora INTERAÇÃO, a política de acesso aberto que disponibiliza gratuitamente, a qualquer pessoa, os resultados de pesquisas científicas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Ressurge, então, com dois novos propósitos: 1) publicar artigos de pesquisas sobre PICS; 2) servir de suporte/apoio para o Projeto “Ambulatório Itinerante de PICS” (CARNEIRO; CARIBÉ, 2020) e para o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS (CARNEIRO; CARIBÉ, 2020).

O Projeto “Ambulatório Itinerante de PICS”, iniciado no início de 2020, busca ofertar ao público PICS envolvendo automassagem/Massagem, Danças Circulares, Meditação, Reflexoterapia Podal, Relaxamento, entre outras, com o objetivo de promover à saúde, visando autorregulação emocional, bem-estar, leveza e integração dos participantes.

Já o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS, iniciado em setembro do mesmo ano, desenvolve quatro grandes eixos, a saber: 1) ensino teórico-prático (capacitar estudantes de graduação e/ou graduados interessados (as) na realização de 8 PICS em Saúde Mental); 2) assistência à equipe (oferta de 8 PICS à equipe de trabalhadoras em PICS visando promoção e/ou recuperação da saúde mental e emocional); 3) assistência supervisionada a usuários do SUS, com discussão de casos clínicos (oferta de 8 PICS na perspectiva de renovação, melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos usuários envolvidos) e 4) pesquisa e produção de artigo científico com supervisão (realização de pesquisas de caráter científico ou tecnológico, envolvendo métodos quantitativos e qualitativos, sobre os impactos das 8 PICS em Saúde Mental na autorregulação emocional dos participantes).

Além disso, tem o objetivo geral de capacitar e formar, nos níveis de assistência, pesquisa e extensão, estudantes de graduação em seu último ano e graduados nas áreas de saúde, educação e afins, interessados em conhecimentos epistemológicos, teórico-práticos e metodológicos no campo de 8 PICS de promoção à Saúde Mental, referentes à Arteterapia, Automassagem/Massagem, à Bioenergética, às Danças Circulares/Danças Circulares dos Florais de Bach, à Meditação, à Reflexoterapia Podal, à Terapia Floral de Bach, associadas à Talassoterapia.


Normas para submissão de artigos

1. Serão aceitos somente artigos de pesquisas que versem sobre as 29 PICS instituídas oficialmente pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006, 2014, 2017, 2018), para publicação em português. Os textos devem ser enviados com as devidas revisões, incluindo a gramatical e a ortográfica, de acordo com a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa (2009).

2. O(s) autor(es) estará(ão) cedendo os direitos autorais à revista, sem quaisquer ônus para a REVIPSI.

3. A extensão dos trabalhos deverá ser de 15 a 25 páginas, preferencialmente até 20, incluindo, sempre que possível, nome e ORCID dos autores, resumo, contribuição(ões) do(s) autor(es) e referências. A REVIPSI terá no máximo 150 (cento e cinquenta) páginas, em cada edição. Essa quantidade de páginas não deverá, em nenhuma hipótese, ser ultrapassada.

4. Os resumos deverão ser feitos em Português, apresentados em um só parágrafo (LUBISCO, N.; VIEIRA, S., 2019; SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; FLÓRIA-SANTOS, M., 2006, ADAPTADO POR CARNEIRO, 2020).

Definição: O resumo é uma breve síntese do artigo. Trata-se de uma apresentação concisa dos pontos relevantes do estudo.

Resumo típico (de 100 até 250 palavras): para inserção antes do corpo do artigo na REVIPSI, em formato estruturado, ou seja, as informações são organizadas e apresentadas em seções e identificadas por divisões no texto, em negrito. Fazem parte os componentes-chave: contexto ou introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões da pesquisa, além de 3 a 6 palavras-chave.

Resumo simples (até 150 palavras): para editoriais/apresentações/introduções da REVIPSI, deve constar apenas objetivo geral, método, resultados e a principal conclusão do artigo, utilizando apenas as ideias centrais de cada ponto.

Os padrões para o texto do resumo: Fonte Arial tamanho 10. Título centralizado, em caixa alta e negrito. Texto e palavras-chave justificados e com 1,15 cm entre linhas.

5. Os originais devem ser enviados para os e-mails joannaac7@gmail.com e camilacaribe@outlook.com , que são as duas editoras responsáveis, a fim de que sejam encaminhados para dois pareceristas que integram o corpo editorial da REVIPSI. Escrever no assunto da mensagem: “ARTIGO REVIPSI + título do artigo”.

6. Os autores são os únicos responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações e dados apresentados.

7. A edição da REVIPSI é semestral, sendo, portanto, necessário enviar os artigos nos seguintes prazos limites:

- Para publicação na 1 a edição do ano, que ocorrerá em junho, os trabalhos devem ser enviados até 30 de maio, impreterivelmente.

- Para publicação na 2 a edição do ano, que ocorrerá em dezembro, os trabalhos deverão ser enviados até 30 de novembro, impreterivelmente.

Obs: Os artigos que forem enviados antes dos prazos limites terão prioridade para avaliação e, consequentemente, possível publicação, caso sejam aprovados.

8. Formatação do corpo do texto:

- Fonte utilizada: Arial, tamanho 12 (justificativa: letra maior e melhor para ler);

- Para todas as produções: espaçamento simples entre linhas e duplo para parágrafos;

- Margem de 3,0 cm para direita/esquerda; superior/inferior.

9. A organização dos trabalhos deverá respeitar a sequência abaixo:

- título do artigo;

- autor(es);

- ORCID dos autores, sempre que possível;

- resumo com palavras-chave (de 100 até 250 palavras);

- texto completo (introdução, contendo questão de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos; método; resultados e discussão; e conclusão);

- contribuição(ões) do(s) autor(es);

- referências (só as citadas no texto, modelo ABNT atual, 2019).

10. Para todas as produções que versem sobre as PICS, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir modelo da Resolução 466/2012 (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012) que dispõe sobre pesquisas/experiências com seres humanos, demonstrando princípios éticos, sinalizando, no estudo, riscos previstos, benefícios esperados e fazendo menção ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que deverá ser assinado pelos participantes, autorizando o uso dos dados, desde que sejam preservados o anonimato e o sigilo ético.

11. Normas para referências (orientação: seguir padrão proposto por LUBISCO, N. M. L. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses/Nídia M. L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira – 6. ed. rev. e ampl.

– Salvador: EDUFBA, 2019 – 158 p.; il.).

Formatação das referências: Fonte Arial, tamanho 11. Espaçamento: 1,0 cm entre linhas, com espaço entre parágrafos.

Citações no texto: devem vir aspeadas, no corpo do texto, caso sejam de até 3 linhas (SOBRENOME DO(S) AUTOR(ES), ano, página). Sendo a partir de 3 linhas, devem vir em parágrafo próprio, a 4 cm da margem esquerda, pela régua do Word, corpo da letra menor que o do texto, em espaço simples e sem aspas (SOBRENOME DO(S) AUTOR(ES), ano, página).

Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome (s). Título em negrito. Local: Editora, ano.

Capítulos de livros: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título do Capítulo. In: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES) DO LIVRO, Nome(s) (org).

Título em negrito. Local: Editora, ano.

Artigos: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título do Artigo. In:

Título do Periódico em negrito. Local, número, volume, mês/ano, páginas.

Tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia de especialização:

SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Nome(s). Título. Local: Instituição. (tese, dissertação ou monografia em negrito), ano.

Outras publicações: AUTOR(ES) ou INSTITUIÇÃO. Título. (relatórios, ensaios, projetos, etc. em negrito). Local: órgão institucional responsável pela publicação, ano.

12. O envio das produções para publicação implica em plena aceitação do que foi aqui apresentado nestas normas preliminares para a publicação.

13. Qualquer dúvida e/ou dificuldade manter contato com Joanna Carneiro:

joannaac7@gmail.com e Camila Caribé: camilacaribe@outlook.com.

Endereço: https://www.clinicainterativa.com/revipsi-on-line


Atenciosamente,

Editoras Responsáveis REVIPSI

Normas preliminares ajustadas em 26 de fevereiro de 2021






A REVIPSI está indexada:
As pesquisadoras estão inscritas no: